Pelo Mundo

31 de julho de 2016 |

Um vale encantado…no meio do Espirito Santo

Uma das coisas maravilhosas da vida é conhecer pessoas e lugares, e graças a minha profissão (que amo) isso esta sempre acontecendo, pessoas incríveis cruzando minha vida e lugares inusitados e fantásticos.

Faz alguns dias, um contato de trabalho acabou me levando ao Espirito Santo, que eu conhecia muito pouco. Chegando a vitória fui super bem recebida e partimos rumo a um vale, que de verdade fiquei com a impressão que é um vale encantado, no meio de montanhas lindas e que foi uma grande descoberta.

O caminho até chegar a Venda Nova do Imigrante é lindo, com paisagens incríveis, um ar bom de se respirar e pequenas cidades escondidas entre as montanhas. Algumas com uma super influencia alemã nas construções, outras bem italianas.

Conheci uma criação de ovelhas linda, um produtor de cordeiro, que tem uma qualidade na carne fantástica.
IMG_2790

 

Chegando a Venda Nova, fomos direto para o Sitio Lorenção, onde Tia Cacilda faz o famoso Socol a muitos anos, sim Socol…o que é isso??!!!

IMG_2799

IMG_2809

Segundo Tia Cacilda ela faz exatamente como aprendeu e nunca mudou a receita. O Socol é um embutido de origem Italiana, originalmente era feito com o pescoço do porco, era muito gordo e então foi adaptado pelos imigrantes italianos ao paladar brasileiro e começou a ser feito com o lombo do animal.

Tia Cacilda sempre foi uma das principais produtoras e em sua propriedade ela montou a área de produção e sua lojinha que também tem seus antepastos (vários sabores diferentes). e onde além de uma ótima conversa se prova um pouco de tudo de bom que ela faz.Quem cuida da loja e é divertidissima é a Déte, nora da tia Cacilda.

IMG_2820

Para finalizar a visita ela serve um delicioso Lemoncello também fabricado lá, com limão do quintal.

Ela não é a única produtora de Socol, existem outras famílias que também se mantém com a produção e venda deste produto.

Já comi embutidos em muitas partes do mundo e de verdade o produto que comi lá é de altíssima qualidade.

IMG_2800

A receita….essa ela me contou mas jurei guardar segredo, então vale a pena uma visita a esta região.