Dias encantados em Ipiabas

Há uns 30 dias recebi um e-mail do chef Márcio Moraes, me convidando para um Festival em Ipiabas, o I Festival de Gastronomia de Ipiabas, interior do Rio de Janeiro, onde no inicio do século estavam as fazendas de café e seus Barões.
Vi a data e pensei: aperto daqui e dali e vou. Aceitei.
O grupo de cozinheiros foi se formando e eu adorando ver os nomes que apareciam. Amigos queridos, como Guga Rocha, Cássio Prados, Ignacio Brizzi, Célia Rabelo e outros que conhecia apenas de nome.
Ligação e mais e-mails e mensagens e tudo alinhado. Resolvi meu cardápio para a aula e como havia acabado de voltar de Recife quando o convite apareceu, decidi fazerGalinha D’angola e logicamente fiz um pedido para Aves do Campo de Recife, que me enviou de avião as lindas pintadinhas. Mais ligações e a carona estava definida. Guga e eu pegamos uma carona com Cássio e Ignacio.
Chegou a sexta feira da ida. Posso dizer que no caminho ri tanto que cheguei com dor de estômago. E na chegada a busca pela nossa Pousada Chapadão foi motivo de mais muita risada, pois conseguimos andar em círculos numa cidade minúscula e não encontrar a pousada.
Depois da chegada o grupo começou a se reunir. Além dos que já citei, outros se juntaram a nós: Barão (não o dos cafezais e sim o do Barão Gastronomia), João Belezia, Marcie Pinchimel, Márcia Pedrosa e mais pessoas deliciosas de se conviver. O festival era em um casarão do inicio do século, um lugar de sonhos.
Nossa estada começou com um almoço delicioso regado a trutas e seguiu com uma visita à Fazenda Florença, onde me vi na Beira Alta (fazenda onde fui criada). O Brunch que nos foi servido foi uma das delícias da viajem. Duas mesas enormes dispostas lado a lado, uma de comida da senzala e a outra com a comida da Casa Grande. Um espetáculo de cores, aromas e sabores. Saí encantada e o proprietário, o Sr. Paulo, uma verdadeira enciclopédia viva da história da região.

Mas o primeiro dia não acabaria ai, não. Ainda tinha o show do Zé Ramalho (que eu amo). A noite foi de muita festa, o show foi iluminado, cantamos, dançamos e nos divertimos como fazia tempo não acontecia – e, olha, pelo tanto que nós cozinheiros trabalhamos, merecemos isso às vezes.

No sábado, minha aula era a primeira e lá fui eu, com tudo organizado e meu fiel escudeiro, o Thermomix, ao lado. Meu prato foi uma Polenta de milho de pipoca com galinha D’angola em lascas e crocante de castanhas e talos. Fiz a polenta partindo do milho em grão. Foi muito legal e eu fiquei super feliz com o resultado. Durante o restante do dia os amigos foram dando suas aulas e uns ajudando os outros. O clima era de festa e harmonia, lindo!
Devo confessar que fazia anos que não me sentia tão feliz e à vontade com pessoas tão queridas.
Cada um com um prato e um estilo diferente, o que só enriquecia o evento. Barão fez um Jacaré maravilhoso, Cássio deu uma super aula de Molecular, Ignacio apresentou técnicas, Márcia e sua comida de Goiás, Belezia com pequenas delicias, Célia com o seu famoso Pacupizza (que virou hit e agora até pensamos em montar uma Pacupizzeria)
Queria agradecer ao Márcio pelo convite, dizendo que momentos como esses ficam para sempre em nossos corações e as pessoas que conheci lá já fazem parte de minha vida.
Ahhh e preciso lembrar ao Barão que vou passar um mês lá na cozinha dele (rsrsrs).
Voltei iluminada, feliz e com mais conteúdo, pois esta troca sempre nos renova e nos traz idéias novas.
Peço desculpas pelo atraso dos meus textos, mas tenho corrido mais do que deveria. Amo este espaço que o Luiz me empresta e espero que entendam.

Deixe seu comentário

Paula Labaki

“Cozinho por amor, por prazer. Adoro ver as pessoas em volta da mesa, isso me faz feliz. Trabalho com isso. No meu catering, minha rotina é criar, executar e trabalhar muito. Por aqui passam aromas, sabores e vidas.”.